quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Aprendendo c++

Aprendendo C++

Nesta secção você irá encontrar dicas de programação em C++, com explicações sobre alguns comandos da poderosa linguagem de programação que deu origem ao sistema operacional Windows e aos famosos Delphi e Visual Basic.

#include

#include é o comando do c++ equivalente ao uses do Pascal e do Delphi. ele serve para declarar as bibliotecas que irão ser utilizadas pelo programador. para declarar o uso de uma biblioteca (biblioteca pode - se dizer que é equivalente a uma unit do Pascal), devemos declarar a expressão da seguinte forma:

· #include "Arquivo.h"

· #include

Qualquer uma das formas acima para declararmos uma biblioteca é correto, sendo a forma #include a mais usual. Depois de declararmos as bibliotecas que iremos usar, vamos construir as funções de nosso programa. Para isso, devemos saber qual o tipo de formato numérico que vamos usar.Por exemplo, se depois das bibliotecas declararmos a expressão int ,então nossa função trabalhará com números inteiros que podem variar de -32.768 a 32.767 ou de 0 a 65.535.depois da função, devemos declarar que função é essa,se é uma soma ,subtração escrita, efeito qualquer, etc.é como se você estivesse dando o nome a um Procedure ou uma function . Vamos mostrar um exemplo de como colocar no centro da tela, a mensagem "estamos aqui pra isso" com a fonte de cor azul e tela de cor vermelha:

#include (delcaração para poder usar a biblioteca conio.h)

int main (void) (função cinstruída é a principal, com valor de retorno nulo)

{ ( Chave aberta equivale ao comando Begin}

textbackground(4); ( coloca a cor da tela em vermelho) ao invés de 4, poderíamos escrever o nome da cor : RED);

clrscr( ); (Procedimento para limpar a tela (clear screen)

textcolor(1); (coloca a cor da fonte em azul.)

gotoxy(35,12); ( coloca o cursor na coluna 35 e na linha 12 da tela. é comum nos monitores a tela ser dividida em 70 ou 74 colunas e 24 a 28 linhas)

cprintf("Estamos Aqui pra Isso");(comando para escrever dados na tela. é equivalente ao Write do Pascal)

getch ( ); (retorna o caractere que foi mostrado na saída, no caso, na tela do computador)

return 0; (retorna o valor da função. é colocado 0 porque a função tem valor de referência nulo [void])

} (chave fechada encerra o programa. Equivalente ao End.)



#define

É um método para definição de constantes .Após a declaração de definição , não usamos o ponto - e - vírgula, a não ser que queiramos definir uma constante inalterável e não um valor a que a constante possa atingir. Para definirmos uma constante inalterável, podemos declarar o comando Const, que é equivalente ao comando de mesmo nome do Pascal.

ASM

Para utilizar a linguagem assembly no C++, você pode construir funções com os comando dessa linguagem, mas se preferir, você pode usar o Turbo Assembler do Turbo C++,e editar todo o código de seu programa somente com os comando assembler.Você pode utilizar o Turbo assembler dando um clique no travessão que fica ao lado do menu file.Será aberta uma caixa de diálogo com o TASM, TPROFILER e TDEBUGGER.Dê um clique na opção TASM e será aberto o editor do Turbo assembler.

Obtendo dados da BIOS

Para se obter dados da bios, podemos utilizar o biblioteca Bios.h. Nela existe,m funções para vc ler dados da bios (quantidade de memória cachê, por exemplo), e ver a data e hora do sistema:

#include #include #include

#include



int main(void) {

long bios_time;

clrscr();

printf(":\n");

printf(":\n");

printf(":\n");

printf(":\n");

printf("Pressione uma tecla para parar:");

while(!kbhit())

{

bios_time = biostime(0, 0L);



gotoxy(50, 1);

printf("%lu", bios_time);



gotoxy(50, 2);

printf("%.4f", bios_time / CLK_TCK);



gotoxy(50, 3);

printf("%.4f", bios_time / CLK_TCK / 60);



gotoxy(50, 4);

printf("%.4f", bios_time / CLK_TCK / 3600);

}

return 0;

}

Nenhum comentário: