sábado, 29 de novembro de 2008

Programas Básicos Legais






Transforme texto em PDF





No final de cada coluna Tira-dúvidas existe uma barra de ferramentas que permite, entre outras coisas, gerar uma cópia desta página para impressão. Mas você também pode salvar esse texto em formato PDF, sabia? A mesma regra vale para documentos escritos no seu editor de textos favoritos e para o e-mail importante que pede uma cópia segura. Com o PDF Creator é possível gerar arquivos PDF de forma simples. Ele é instalado como uma impressora do PC. Quando você quiser transformar um documento comum em PDF, basta acionar o comando de impressão e selecionar, em vez da impressora, o criador de PDF que acabou de instalar. Na seqüência, o programa irá abrir uma janela de configuração do documento, onde é definido nome, autor, data de publicação e outros detalhes. Depois que você clicar no botão “save”, o PDF Creator irá perguntar em que local do computador o arquivo será salvo. Agora é só abrir.





Transforme PDF em texto



A conversão no sentido contrário também é possível graças a serviços como o do site PDFUNdo. Através de um campo de transferência de arquivo, ele recebe um documento em PDF e disponibiliza, segundos depois, um link para download do arquivo convertido em formato Word. Mas fique atento: não se deve usar esse recurso com documentos protegidos por direitos autorais. O próprio site, corretamente, recusa arquivos protegidos por senha.





Muitas redes sem complicação



Quem tem notebook e se conecta a diversas redes em lugares diferentes tem sempre uma certa dificuldade quando existem configurações personalizadas a serem aplicadas. Eu, particularmente, tenho esse problema, pois uso meus computadores em pelo menos três redes distintas.
O programa NetSetMan foi criado para facilitar essa tarefa. Vou explorar a versão grátis, mas não poderei deixar de lado alguns aspectos relevantes da versão paga.






O programa tem os menus em português, o que facilita bastante. A versão gratuita – ilustrada acima – permite alterar detalhes de rede, como IP, DNS, nome do PC na rede, grupo de trabalho, impressora padrão na rede, etc. As configurações ficam organizadas por abas, que podem ser nomeadas mediante duplo clique com o mouse sobre elas. A imagem mostra configuração para cinco redes e ainda existe uma sexta aba que não está sendo usada. Clicando em cada uma das abas, podemos ver um primeiro campo onde selecionamos o dispositivo de rede - esta configuração é útil para determinar por qual meio físico sua conexão será feita. Por exemplo: no escritório a rede é por cabo ethernet e, na sua casa, é via Wi-Fi. Sendo assim, nesse campo você pode selecionar a placa de rede e configurá-la com os dados do escritório. Quando for configurar a aba para conexão em casa, pode selecionar o dispositivo Wi-Fi. As configurações de IP seguem um padrão visual semelhante ao do menu de rede do Windows, facilitando o entendimento. Caso a rede atribua IP automaticamente, basta selecionar o campo “obter um endereço IP automaticamente”. Quando quiser usar uma das configurações, basta abrir o programa, selecionar a aba com a configuração desejada e clicar no botão Ativar. Pronto, tudo estará ajustado. Uma limitação da versão gratuita é a ausência da configuração automática de servidores Proxy, amplamente usado em empresas e ambientes acadêmicos. Porém, essa funcionalidade existe na versão paga do programa, tornando-o completo. O custo da versão paga é de 12 euros.


Gerenciador de tarefas turbinado


O gerenciador de tarefas do Windows é útil, mas não é completo. O System Explorer 1.5 é bem detalhado e apresenta, inclusive, informações sobre a confiabilidade de cada processo, informando se aquele determinado aplicativo já foi identificado como perigoso. Como mostra a imagem ao lado: repare que o processo "rundll32.exe" aparece com o fabricante identificado, a finalidade e uma avaliação de segurança. Ao clicar na aba “desempenho” surgem vários gráficos, que mostram o programa que mais consome o processador, memória, leitura e gravação de disco naquele momento. A aba “conexões” mostra detalhadamente todos os acessos a rede efetuados pelos programas em execução, mostrando a porta, tipo e destino da conexão. Nesta coluna procurei apresentar programas variados, que podem atender a diferentes necessidades - e espero que tenham gostado. Na quinta-feira (30) a coluna traz as respostas para as dúvidas deixadas nos comentários, então mande sua pergunta ou deixe sua sugestão.

Abraços Samuk

Nenhum comentário: