segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Como Escolher uma boa Placa Mãe????

Introdução :

Estou desenvolvendo este artigo para ajudar aos amigos que não tem um elevado grau de conhecimento a não cair no conto do vendedor na hora de comprar uma placa mãe para seu computador. Vou tentar explicar neste artigo as diversas partes a serem observadas para que você não compre gato por lebre na hora de montar a base de seu pc.

Desmembrando uma placa mãe :
a placa mãe é a responsável por interligar todos os componentes de seu pc, e não é so isso, a placa-mãe é um componente que vai definir se seu pc terá um alto desempenho ou não, para isso ela é dividida em inúmeras partes fundamentais que devem ser observadas:

1-Chipset: é a parte principal de uma placa mãe, ele é quem define a qualidade e a velocidade dos dados que serão transportados entre CPU, Memória RAM , HD, etc... além de definir o tipo de barramento e de módulos a serem
utilizados em seu PC. Existem chipsets de varias marcas e modelos independentes dos fabricantes de motherboards, observe a marca do CHIPSET.

2-Socket: este é o primeiro item a ser observado em uma placa mãe, é nele que será encaixado o processador, no entanto sua motherboard devera possuir o mesmo socket do processador que você pretende adquirir.

3-Controladores e slots: outro ponto importante são os controladores de dispositivos como IDE, SATA etc.. e slots ,PCI, PCI-E, AGP e DIMM mais conhecidos como slots de memória. Estes controladores e slots irão definir a quantidade de dispositivos que poderão ser adicionados ao PC, bem como as possibilidades de futuros UPGRADES e ou simplesmente a ADIÇÂO de outros dispositivos ao sistema.

4-Marcas e Modelos: todas as marcas hoje presentes no mercado, possuem linhas especificas para seus produtos devidos a tantas arquiteturas e novos recursos presentes atualmente, alem de linhas divididas por funcionalidades custo e beneficio, fique atento aos modelos e não se prenda muito na marca, pois você pode comprar uma placa “ da melhor marca que existe” pior do que uma placa de uma marca muito pior.

Escolhendo e observando cada aspecto:
1- a primeira coisa a fazer é obviamente escolher com que plataforma iremos trabalhar, hoje basicamente temos duas escolhas INTEL ou AMD, ambas as marcas possuem seus respectivos recursos e tecnologias, sendo IMPOSSIVEL se utilizar de um Processador de uma marca em uma placa-mãe com plataforma adversa. Portanto escolha antes o PROCESSADOR .

2- Observe qual o uso terá o pc que você esta montando, existem placas simples e baratas em torno de 150 reais que atendem a muitos seguimentos de informação de hoje, sendo desnecessário o gasto com uma Placa topo de linha de absurdos 600 reais. No entanto se você quer um pc de alto desempenho para jogos, e afins, é melhor prepara o bolso, pois dificilmente uma placa BASICA irá apresentar um desempenho satisfatório neste quesito.

3- pesquise e não economize sola de sapato, não somente pelo preço, mas pelos modelos de placas, muitas placas são difíceis de ser encontradas no brasil, não por não atenderem bem aos clientes, ou por preços elevados, mas pelo simples fato da IGNORANCIA dos importadores e lojistas que cismam em vender sempre as MARCAS MAIS VENDIDAS.

4- NOMECLATURAS: observe a todas as marcas o quanto possíveis, Históricos de modelos anteriores ajudam muito na hora de escolher uma placa . se uma empresa fabricou uma boa placa alguns anos atrás certamente não lhe garante que hoje ela tem um modelo a altura, porem uma empresa que fabricou uma PORCARIA anos atras, certamente possui mais chances de NÂO ter um bom produto disponivel. Observe a nomeclatura de cada um e como ela é classificada, empresas como ASUS, MSI e SOYO indicam seus melhores modelos com a inscrição “DELUXE” na nomeclatura do produto. Isto não é regra, mas quase sempre é aplicada. Nomeclaturas com nomes HISTORICOS e ou FAMOSAS como FATALLITY e outras, somentem tendem a ser uma SERIE especial de um produto que já existe, porem o produto com esta inscrição somente tende a custar mais caro, já que pra usar a marca do autor, a empresa tem que pagar royalties.

5- Observe o chipset e LEIA atentamente a descrição do mesmo. Nele costa os recursos suportados pelo mesmo, bem como os recursos que a placa mãe fabricado com o mesmo dispõe. Marcas de chipset devem ser observadas, chipset da marca NFORCE e RADEON são hoje as melhores escolhas hoje pois alem de ótimo desempenho possuem os recursos de SLI e CROSSFIRE, ambas as tecnologias que permite o uso simultaneo de duas placas de vídeo. Chipsets mais baratos como o VIA e SIS são geralmente encontrados em placas mais simples destinadas ao mercado low end.

6- Periféricos ON-BOARD, atualmente TODAS as placas mãe trazem embutidas periféricos ON-BOARD ou seja, embutidos na própria placa, estes dispositivos podem ser, áudio, vídeo, rede, modems, controladores etc..., é preciso analizar qual o uso será feito do pc e observar atentamente os itens ON-BOARD na MB. Dispositivos como SOM e REDE estão presentes em quase 100% das mbs de hoje, porem fique atento, se você pretende montar um pc de alto desempenho nunca compre uma motherboard com VIDEO on-board, estas placas mesmo c você colocar uma placa externa, a placa on-board ira consumir recursos de sistema impedindo um aproveitamento total do seu micro.

7- Observe a quantidade de slots disponíveis, boas placas mãe trazem consigo pelo menos 4 slots para memória do mesmo tipo ( alguns modelos trazem 2 slots ddr e 2 slots ddr2 estas não são boas placas). A maioria das placas possui apenas 2 slots de memória, compre apenas se você não quiser um micro com bom desempenho.Slots PCI-E, PCI, e AGP, atualmente o padrão AGP não é mais utilizado, porem ainda é possível encontrar placas no mercado com o mesmo. De preferência para placas com PCI-E ( PCI Express). Se quer uma placa com alto desempenho ela deve ter pelo menos 2 slots pci-e 16x, slots pci normais são necessários para dispositivos como placas de vídeo, placas de tv, placas de rede etc.. não abra mão de pelo menos 2 slots pci, eu pessoalmente recomendo 3. outros slots como PCI-e 1x PCI-E 2x etc... estes ainda tem pouco suporte para os dispositivos habituais, porem seria bom pensar no futuro e observar estes slots tambem.

Tecnologia
Hoje existem varias tecnologias opcionais que incorporadas podem fazer com que seu computador aumente em muito o desempenho, e com custo reduzido. Porem para isso sua PLACA-MÃE devera possuir suporte para o mesmo. Vamos analisar algumas destas tecnologias.

1- RAM DUAL CHANNEL- consiste como o nome diz, em módulos de memória conectados em duplo canal, isto faz com que a freqüência da memória funcione como se estivesse com um clock dobrado ( o que não ocorre) mas aumenta sistematicamente o desempenho do pc. E vale a pena fazer se você pretende colocar um modulo de 1GB de RAM, coloque 2 módulos de 512MB que seu pc terá um desempenho sistematicamente maior. Para fazer uso do DUAL CHANEL os módulos de memória devem ser idênticos, ou seja, se vc tem um modulo de 512MB pc2 533 vc terá q adquirir outro modulo de 512 pc2 533, de preferência da mesma marca e modelo, sob pena de não funcionar corretamente.

2-RAID- o RAID-
consiste em fazer com que um conjunto de discos sejam reconhecidos pelo sistema como sendo apenas um. Qual a vantagem disto? A vantagem pode ser um aumento no desempenho ou na segurança de seus dados. Existem vários tipos de RAID,
* RAID 0 ou STRIPE- agrupa dois discos de forma a somarem entre si sua capacidade, e seu desempenho, desta forma 2 discos de 80GB formarão um de 160GB porem de acordo com o tamanho do bloco vc terá uma perda considerável do disco. Porem com um aumento de desempenho, neste modo cada conjunto de dados será dividido e gravado em discos diferentes, ex. em um arquivo de 2KB será dividido e gravado 1KB no primeiro e 1KB no segundo disco.
*RAID1 MIRROR- agrupa dois discos de forma a gravarem os mesmo dados nos dois discos, ou seja 2 discos de 80GB formarão apenas 1 disco lógico de 80GB porem tudo o que você gravar em um disco será gravado também no segundo. É muito usados em servidores de arquivos de grandes corporações, pela segurança que oferece.
*RAID JBD- JBD significa JUST a BOUD of DISKS ou seja, eh apenas um conjunto de discos, pode ser feito simplesmente pra agrupar vários discos de capacidades diferentes afin de formar um único disco lógico.
Existem ainda varias combinações entre estes tipos de RAID porem acho desnecessário a explicação dos demais.

3-SLI e CROSSFIRE- consiste no conjunto de duas placas iguais somando o desempenho das duas, afim de obter o Maximo desempenho em jogos e aplicações que exigem muito processamento gráfico. As duas tecnologias tem o mesmo objetivo porem patenteadas pelos respectivos fabricantes de VGAS. SLI da NVIDIA e o CROSSFIRE da ATI, mas atenção, embora as tecnologias sejam IDENTICAS, cada uma somente funciona para a arquitetura que foi projetada. NÂO é possível fazer um SLI em placas ATI e nem um CORSSFIRE em placas NVIDIA. Portanto verifique a VGA q vai usar antes de escolher sua placa-mãe. LEMBRANDO que este procedimento é só se você for usar SLI ou CROSFIRE, caso queira usar somente uma placa de vídeo, ambas funcionarão em ambos os chipsets.

4-READYBOOST- uma tecnologia interessante desenvolvida pela microsoft, SOMENTE FUNCIONA em WINDOWS VISTA, consite em utilizar um pendrive como extensão da memória cachê no sistema, esta tecnologia independe da placa mãe mas achei interessante colocar já que ela aumenta consideravelmente o desempenho do pc em si.

Marcas
Estou entrando no que sem dúvida é o ponto mais polemico deste tutorial, as MARCAS de placas, existem cada vez mais marcas no mercado, porem é sempre bom observar o passado das empresas detentoras das marcas, um histórico de placas de sucesso aumenta as chances de ter atualmente uma boa placa disponível.

Vou apresentar um conceito próprio e cada marca das mais populares de hoje, frizo porem que o que vem a seguir não é um GUIA CIENTIFICO, e sim uma matéria para ajudar aos amigos leitores baseado em minha experiência própria ao longo de 10 anos de profissão.

ASUS- a marca mais vendida no mundo, produz placas simples a um custo baixo e popular, e também placas de altíssimo desempenho que eu pessoalmente considero as MELHORES PLACAS que existem. Modelos como M2N-SLI deluxe e M2N32-SLI deluxe são atualmente as placas mais indicadas pra quem quer um pc hightech com plataforma AMD. Alem de produzir placas para ambas as plataformas tanto AMD quanto INTEL certamente não é difícil de achar em qualquer parte do brasil e do mundo.

INTEL- a fabricante de Processadores também fabrica MOTHERBOARDS, de uma qualidade inquestionável, porem somente para a aquiteetura INTEL, no entanto seu CORE 2 DUO funcionara melhor em uma placa intel q em qualquer outra placa.

DFI- fabricante pouco popular se comparado com marcas como asus, pcchips e outras, mas possui um controle de qualidade excelente e produz algumas das melhores placas tops de linha da atualidade.

MSI- fabricante de placas de todos os portes com uma boa qualidade aliada a um preço semi-acessivel, visto que a maioria das placas da MSI nem são as melhores e nem as mais baratas.

Gigabyte- fabricante de placas também de todos portes, porem se destacam suas placas de custo mais baixo, destinadas a um mercado LOW END, Mas, isso no ultimo ano mudou, a Gigabyte cresceu bastante com placas High-End, e placas de baixo custo bastante e bastante poderadosas, e que ficaram conhecidas como o melhor custo beneficío do mercado, Como a Ga-P35-Ds3.

PC-CHIPS- uma das mais populares fabricantes de placas mãe de todos os tempos, porem a mesma se destaca ( negativamente) por produzir placas mãe de baixo rendimento e baixa durabilidade, porem com um custo bem baixo. É comum encontrar placas deste fabricante a preços muito baixos, e há também casos em que suas placas atendem bem a muitos tipos de consumidores porém não recomendo em hipótese alguma.

PHITRONICS- fabricante NACIONAL de placas mãe, produz placas com o desenho da taiwanesa PC-CHIPS. Porem emprega materiais de qualidade muito superior, fazendo com que a PHITRONICS se destaque tanto em custo como em beneficio MUITO MELHOR que a pc-chips. O fato de ser nacional faz com que o custo desta placa seja muito atrativo. Pra quem não necessita de um pc de desempenho muito elevado vale a pena conferir.

Dicas Básicas

1- analise a finalidade do pc que vai montar. Escolha uma placa de acordo com o uso. Não gaste $$ a toa e nem compre algo que não vai resolver seu problema.
2- Escolha a arquitetura, considere o processador de sua preferência e análise suas características técnicas, lembre-se que para um processador INTEL, a placa tem que ter arquitetura INTEL.
3- Escolha o chipset baseado na escolha que fez. Os chipsets comandam a maioria dos recursos do PC, analise os DATASHEETS e verifique se o mesmo atende as suas necessidades. Você não vai querer comprar uma placa baseada no Chipset VIA e somente depois de comprar 2 placas de vídeo topo de linha, descobrir que o mesmo não tem suporte para CROSSFIRE ou SLI.
4- Análise a marca e o modelo que você tem disponíveis, de acordo com seu bolso. Você pode encontrar uma boa placa a um custo bem menor que uma que nem te atenderia adequadamente, pesquise por todas as marcas e modelos possíveis.
5- Analise a quantidade de slots de expansão a placa em questão possui, você não vai querer notar futuramente que sua placa de rede queimou e você não tem um slot pci disponível pra adicionar uma. Ou descobrir que tem pouca memória ram e não tem mais slots para adicionar mais módulos.
6- Recursos avançados- observe quais recursos vc acha interessante utilizar e veja se a placa mãe de sua escolha da suporte a respectiva tecnologia.
7- Análise a refrigeração da placa, embora todas a placas venham com um sistema eficiente de refrigeração. É importante verificar os dissipadores, bons dissipadores levam cobre em sua construção, se você pretende comprar uma placa de alto desempenho o dissipador de cobre e até mesmo um fan podem ser necessários para a refrigeração da placa.
8- Estrutura- após escolhida a placa no ato da compra. Verifique a estrutura da mesma, verifique se não existem capacitores estufados ( isso pode fuder com a sua placa literalmente) e analise se a placa não possui empenos, isto pode acarretar o contato indesejado com partes metálicas do gabinete terminando por queimar a placa logo que montada no gabinete e ligada.
9- GARANTIA- neste aspecto é mais a LOJA que o FABRICANTE, a maioria dos fabricantes da de 1 a 3 anos de garantia em seus produtos porem os lojistas só se responsabilizam por repassar de 3 a 6 meses de garantia, bata o pé ou compre em outro lugar, é muito comum você comprar uma placa de alta qualidade e desempenho e a mesma apresentar problemas com pouco tempo de uso. Preço não é tudo, você não vai querer pagar 700 reais em uma M2N32-SLI deluxe WIRELESS EDITION e descobrir depois da mesma queimar com 4 meses de uso, que o picareta do lojista só te deu 3 meses de garantia ( 3 meses toda loja é obrigada por lei a dar de garantia)
10- APÓS escolher comprar e levar sua tão querida MOBO nova pra casa tenha o cuidado de escolher somente peças condizentes e compatíveis com a mesma para a montagem de seu novo pc, “ aproveitar” peças dakele pczinho meia boca que vc esta abandonando somente se tiver certeza da compatibilidade e do funcionamento 100% da peça, você pode queimar a placa mãe por plugar dispositivos não compatíveis ou danificados a placa nova.e nem preciso dizer que neste caso garantia nenhuma irá cobrir.
Conclusão:

Escolher uma boa placa mãe não é uma tarefa fácil , se considerada a variedade de marcas e modelos, mas agora que você já tem uma noção de atributos de uma placa-mãe já vai ser mais fácil

Tenks Samuk

Nenhum comentário: